Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: João Leão comemora inauguração da ponte entre Barra e Xique-Xique que levou o nome de seu pai

Situada na BA-160 e com 1.014 metros de extensão, o novo instrumento contribuirá para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região | FOTO: Montagem do JC/Ascom/Seplan |

Não tem quem passe pelas águas do São Francisco e não fique encantado com sua beleza. Neste dia histórico, o Velho Chico ganha mais uma bela travessia, que permitirá ligar o Oeste baiano ao restante do estado. Foi inaugurada nesta sexta-feira (3), a ponte entre Barra e Xique-Xique.

Situada na BA-160 e com 1.014 metros de extensão, o novo instrumento contribuirá para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes de 21 municípios. Durante sua construção foram investidos R$ 133 milhões e gerados cerca de 400 empregos.

“Estou muito feliz, fui criado nesta região e esse instrumento era um antigo pleito da população dos Brejos da Barra. Viabilizei o projeto e a PPP e, hoje, o Governo do Estado entrega esta belíssima ponte, que beneficiar os baianos e potencializar a nova fronteira de desenvolvimento territorial da Bahia. Muitos duvidaram que um dia esse projeto se concretizaria, mas vivi para realizar o sonho do meu pai Luiz Leão, que vai nomear a ponte”, declara o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

O nome de Luiz Felipe de Souza Leão para nomear a ponte sobre o Rio São Francisco, que liga os municípios de Barra a Xique-Xique, foi aprovado através de Projeto de Lei nº 24268/2021, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, dia 23 de novembro.

O pai do vice-governador era pernambucano e residiu no interior da Bahia nos anos de 1950. Fundou uma usina de açúcar no município de Barra e foi pioneiro na implantação de projetos de irrigação às margens do Rio São Francisco. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas