Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Miguel Reale Jr. assina novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro

Miguel Reale Jr. assina novo pedido de impeachment contra Bolsonaro | FOTO: Montagem/Reprodução |

Um grupo de juristas, acompanhado de parlamentares, protocolará na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Entre os signatários, estão Miguel Reale Jr., autor da peça de afastamento que culminou no golpe contra Dilma Rousseff (PT) em 2016, e o jurista Alexandre Wunderlic.

Também assinam o pedido José Carlos Dias, que é ex-ministro da Justiça, e Antônio Claudio Mariz de Oliveira, ex-presidente da secção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A nova peça tem como base o relatório final da base o relatório final da CPI do Genocídio, aprovado em outubro.

No documento, Bolsonaro é acusado de ter cometido 9 crimes, que vão de charlatanismo a crimes contra a humanidade. São essas imputações, que abarcam também prevaricação, infração de medida sanitária, incitação ao crime, entre outras, que constarão no novo pedido de impeachment.

O pedido foi elaborado pelos juristas após reuniões com a Frente Parlamentar do Observatório da Pandemia, composto por senadores que compunham a CPI. Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM), que integraram a direção da CPI e que compõem o Observatório, estarão presentes no ato de entrega do pedido de impeachment.

“Cumprir a obrigação”
Ao todo, a Câmara dos Deputados já recebeu 137 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Nenhum deles, no entanto, foi levado adiante pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Sobre a possibilidade do novo pedido, como os outros, ficar engavetado, Reale Jr. disse à Folha de São Paulo que vai apresentar a nova peça por uma “obrigação”, independente da decisão de Lira.

“Em face do que foi constatado pela CPI, não era possível não formular o pedido. Cada um compõe a sua história. Nós compomos a nossa agindo de acordo com a nossa consciência. O Lira comporá a história dele agindo ou se omitindo. Da mesma forma como não se sabia se teria potencial ou não o da Dilma, não se sabe. Mas nós não estamos preocupados com ter ou não ter, mas em cumprir com nossa obrigação”, declarou. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas