Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Morro do Chapéu fortalece criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

No total, serão mais de 619 hectares de áreas protegidas nas três RPPNs | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A prefeitura de Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina, apoia a criação de três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) pela NM Navarro Mariano Patrimonial Ltda., em sítio arqueológico de 2.100 anos, localizado no município. A empresa assinou Termo de Compromisso com o Ministério Público estadual na última sexta-feira (3), e aderiu voluntariamente ao ‘Programa Floresta Legal’, assumindo a obrigação de instituir as RPPNs. 

O ‘Programa Floresta Legal’ é desenvolvido pelo MP da Bahia em parceria com os institutos Água Boa e Yanamata. Ele tem entre seus objetivos a criação de RPPNs, que são unidades de conservação privada que contribuem para a ampliação das áreas protegidas no país e possibilitam a participação de particulares neste esforço nacional de conservação da natureza, contribuindo para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros. 

A criação das unidades de conservação promoverá a regularização ambiental formal e ecológica dos imóveis rurais mediante adesão ao programa do MP. No total, serão mais de 619 hectares de áreas protegidas nas três RPPNs. A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), afirma que o município nunca esteve tão voltado à preservação do meio ambiente.

“A prefeitura tem traçado várias estratégias e a criação das RPPNs é um grande passo para a construção de heranças históricas da nossa população. Iremos disponibilizar qualquer tipo de ajuda para que o local seja sempre preservado”, ponderou. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile