A cidade de Itamaraju no extremo sul da Bahia, voltou a ter chuva forte na manhã desta segunda-feira (20) e uma rodovia foi interditada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grande probabilidade de chuva também em municípios na região sul do estado, até o final dessa semana.
Nesta segunda-feira, a BA-284, que liga Itamaraju a Jucuruçu, precisou ser interditada mais vez. O desvio que havia sido feito para reparar o trecho destruído pelo temporal no dia 8 de dezembro ficou intransitável nesta manhã. Por isso, quem precisa seguir entre as duas cidades precisa fazer uma rota pelas cidades de Vereda ou Guaratinga, aumentando a viagem em 200 km.
Além disso, a interdição deixou, ao menos, quatro comunidades rurais isoladas novamente. A prefeitura municipal informou que acionou o poder público estadual para adotar medidas paliativas e amenizar o problema, já que um gabinete do governo foi montado na cidade para dar suporte às vítimas.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre segunda-feira (20) e terça-feira (21), a previsão é de céu nublado parcialmente nublado chuva fraca e isoladas. Não se descarta a possibilidade de eventos significativos, sobretudo deslizamentos de terra.
Por isso, equipes da Defesa Civil Nacional pediram que moradores da comunidade de Lourinho, em Itamaraju, deixem suas casas para evitar novas tragédias. Desde o fim de semana, o órgão fez um levantamento das áreas de risco dos municípios da região.
No domingo (19), um temporal deixou várias ruas alagadas, um família desabrigada e causou o deslizamento de uma encosta no município. Eunápolis é uma das 63 cidades que estão em situação de emergência no estado. Nesta segunda, a previsão é que volte a chover na cidade, que tem alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ao longo dessa semana, cidades do extremo sul do estado já castigadas pelos temporais devem ter índices pluviométricos considerados altos, superiores a 30 milímetros, que já são tidos por especialistas como chuva forte. Entre as localidades apontadas pelo instituto como alerta estão Jucuruçu, Medeiros Neto e Porto Seguro.
Segundo o Inmet, isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. Há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano, ambos passando rapidamente no sul do Brasil e estão estacionados no sul da Bahia. Redação do g1 Bahia.