Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Sobe para 16 o nº de mortos por causa da chuva no estado; mais de 378 mil pessoas foram afetadas em todo estado

Chuva deixou rastro de destruição no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju | FOTO: Paulo Souza/g1 |

Subiu para 16 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. O balanço foi divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), nesta quarta-feira (22).

Até sexta-feira (17), 14 mortes tinham sido registradas. As duas novas vítimas morreram em Itamaraju e Ilhéus. A data, no entanto, não foi detalhada. Além disso, o número de feridos passou de 276 para 278. As mortes foram registradas em:

Ruy Barbosa (1);
Itapetinga (1);
Itaberaba (2);
Itamaraju (4);
Macarani (1);
Prado (1);
Amargosa (2);
Jucuruçu (3);
Ilhéus (1).

Ao todo, 378.977 pessoas foram afetadas pela chuva de alguma forma. Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto.

Até então, 66 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva, desde o início de novembro. Segundo a Sudec, 3.336 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 11.217 ficaram desalojadas, o que significa dizer que também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo. [Confira lista das cidades em situação de emergência no fim da matéria]

Cadastro de famílias
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) tem feito um serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas no extremo sul.

O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Entre os itens que serão doados estão fogões e geladeiras, considerados essenciais, além de colchões e botijões de gás.

O cadastramento, que está na fase inicial, tem 385 famílias de quatro bairros do município de Itamaraju inscritas. O próximo município a receber as equipes será Jucuruçu.

A iniciativa obedece à Lei aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e sancionada pelo governador Rui Costa, em 14 de dezembro de 2021. A Sudec tem a prerrogativa de emissão de documento comprovando que os eletrodomésticos acima citados foram destruídos e levados pelas enchentes.

Além disso, as famílias que querem receber os fogões e geladeiras precisam estar escritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com informações do g1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas