Com as fortes chuvas que atingem a Chapada Diamantina há semanas, os atrativos naturais da região proporcionam experiências memoráveis aos turistas e residentes, com o grande volume de queda d’água das cacheiras. No entanto, os amantes da natureza precisam tomar cuidado nos passeios nos rios e cachoeiras, em razão das suas potências máximas.
Além disso, com as fortes chuvas, as trilhas aumentam os riscos de tromba d’água, deslizamentos e escorregões. Por este motivo, é necessário se manter atento à previsão do tempo e contar com o apoio de um guia da região, para que todo o passeio seja feito com segurança.
https://www.instagram.com/p/CW3LNlJr_p6/
Diversos atrativos naturais têm a visitação afetada, de alguma maneira, com as mudanças de tempo. E como trata-se de uma previsão do tempo, é preciso que para a realização do passeio, turistas e residentes acompanhem também os canais oficiais de cada atrativo para se manter informado.
Na ‘Cachoeira do Mosquito’, o acesso está liberado apenas ao mirante para contemplação. Nas cachoeiras do ‘Sossego’, ‘Mixila’ e ‘Fumaça por Baixo’, há chances de não atravessar os rios e os atrativos contam com acesso limitado no momento.
Atrativos como ‘Poço Azul’, ‘Pratinha’ e ‘Cachoeira do Buracão’ também foram afetados. No ‘Poço Azul’, houve a alteração da cor da água e consequentemente, baixa visibilidade e na ‘Pratinha’, a visitação está suspensa até que a situação das chuvas seja normalizada.
No ‘Ribeirão do Meio’ e ‘Mucugezinho’ os atrativos estão com alto volume de água e uma maior correnteza. ‘No Parque da Muritiba’, que abriga alguns atrativos, também há o registro de um alto volume de água. Jornal da Chapada com informações de assessoria.