O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, tem o maior total de chuva para o mês de dezembro desde 1961. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o total já registrado, até a última quinta-feira (28), já era superior também à média para todo o mês.
Esse total também é superior e o maior desde o ano de 1961 nos municípios baianos de Caravelas e Ilhéus. Segundo o Governo da Bahia, o Estado registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos e o Inmet aponta que este mês apresenta o maior volume de chuvas nos últimos 60 anos.
Fenômeno e previsão
Segundo o meteorologista Mauro Bernasconi, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas no estado foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De acordo com ele, as chuvas deverão se manter com intensidade moderada na Chapada Diamantina até o réveillon.
Extremos
Os temporais registrados no estado são, conforme a ‘MetSul Meteorologia’, os mais extremos no planeta, pois não teve outro lugar do mundo com chuva tão acima da média em uma área abrangente como na Bahia, nos últimos 30 dias.
Afetados
Já são 24 mortes registradas na Bahia por conta dos temporais. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), já são 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas.
Ao todo, 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434. Nesta quarta, 136 cidades seguem sob decreto de situação de emergência. Jornal da Chapada com informações do g1 Bahia.