O destino chapadeiro está entre os mais procurados no país neste início de ano, período de verão. Com mais de 24 municípios, o que não faltam são destinos para turistas apreciarem a encantadora natureza local.
Além de uma vegetação híbrida, a Chapada Diamantina conta com diversos atrativos naturais, em especial, suas trilhas e cachoeiras, mais procuradas para desfrutar de uma experiência calma e renovadora. As quedas d’águas ainda proporcionam ambiente propício para as práticas esportivas.
Cachoeiras
Dentre algumas cachoeiras há a do Recanto Verde, localizada em Ibicoara, município conhecido pelo seu ecoturismo. As águas escorrem pelos paredões e desaparecem entre as pedras, reaparecendo apenas a alguns metros à frente, provocando sensação de paz e relaxamento.
Ainda em Ibicoara, tem a famosa Cachoeira do Buracão, conhecida por ter uma das quedas d’água mais lindas do país. Ela, que conta com cerca de 100 metros, exibe um visual surpreendente e encantador.
Em Morro do Chapéu, há a Cachoeira do Ferro Doido, que conta com um imenso cânion que ultrapassa os 100 metros de altura. O atrativo natural exige leve esforço físico e é de fácil acesso para apreciação do visual do atrativo.
No município de Piatã, tem, entre muitos atrativos, a Cachoeira do Patrício, com cerca de 32 metros de altura. O ambiente, ainda mais enriquecido pelas fortes águas geladas, proporciona paz e tranquilidade aos turistas, principalmente para a atividade de rapel realizada na cachoeira, na queda d’água.
Entre as mais belas quedas d’água da Chapada Diamantina está a Cachoeira do Ramalho, localizada no município de Andaraí. Com um incrível cenário, ela apresenta salto de cerca de 60 metros de altura.
O Vale do Capão, em Palmeiras, também resguarda paisagens e belezas naturais encantadoras, com trilhas compostas por cachoeiras e preciosidades naturais.
Janoo
Para o turismo de experiência na região, turistas e moradores podem contar com o agendamento e venda online de ingressos na plataforma ‘Janoo’. O intuito é facilitar a viagem, além de proporcionar ordenamento turístico, praticidade e funcionalidade.
Gastronomia e história local
A gastronomia local também é recompensadora: quitutes feitos com jaca, banana e outras frutas, conquistam todos que visitam a região. Há ainda opções de passeios, como nos municípios de Lençóis e Mucugê, para aqueles que se interessam pela história e cultura local.
Além disso, Rio de Contas, cidade mais antiga da Chapada, possui um dos três conjuntos arquitetônicos coloniais mais importantes e belos da Bahia, e abriga quase 300 construções históricas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Jornal da Chapada