Apesar de não ser grande, como a Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, a Gruta da Fumaça, localizada a cerca de 10km do município de Iraquara, na Chapada Diamantina, agrada a todos que queiram conhecer uma bela caverna, que reúne boa diversidade de formações.
Para conhecer a gruta, considerada uma das mais ricas formações geológicas do país, em razão da diversidade de espeleotemas -rochas formadas dentro de cavernas, não é preciso grande esforço por parte de turistas e moradores. O passeio tem duração média de 45 minutos e cerca de 800 metros.
Dentre a grande diversidade de formações, há estalactites, estalagmites e espeleotemas. No passeio, o guia vai apontando e explicando as formações de cada salão da cavidade, sendo possível chegar próximo às formações no interior da gruta.
O ponto alto da gruta fica no salão final, onde o teto é repleto de estalactites e como o teto é baixo, é possível visualizar tudo de perto. Para ir até o local, não é preciso guia, mas para fazer o passeio é preciso acompanhamento do próprio guia da gruta, que fornecerá capacete e lanterna para um passeio mais seguro e confortável.
Para realizar o percurso, o ideal é estar com roupa leve e levar água, já que a umidade no interior é alta e toda gruta é subterrânea e fechada. O passeio à Gruta da Fumaça pode ser feito em conjunto com a Gruta da Lapa Doce, Gruta da Torrinha e a Gruta da Pratinha, visto que os quatro atrativos naturais estão bem próximos. Jornal da Chapada com informações do texto base de Diário de Salvador.