Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos acontecerá em Lençóis em formato reduzido; veja programação

Essa tradição surgiu ano de 1852 | FOTO: Renata Reis |

A festa em homenagem aos 170 anos de devoção ao Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros, do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, acontece entre domingo (23) e o dia 2 de fevereiro, em formato reduzido por conta da pandemia de covid-19 e o aumento no número de casos de gripe. Logo, é obrigatório o uso de máscara.

Esse evento surgiu ano de 1852, quando no dia 2 de fevereiro a imagem, que veio de Portugal e que representa Jesus em uma das estações da Via Sacra, chegou em Lençóis e foi recepcionada por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município chapadeiro.

Atualmente, a tradição está em processo de registro como Patrimônio Imaterial do Brasil, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e já conta com o registro especial provisório aberto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

“Essa é uma festa católica popular que integra manifestações artísticas, esporte e religiosidade, promove a devoção, a cultura, a fé, o entretenimento e a confraternização da comunidade. Conheça essa história, participe dos festejos, divulgue. Esse é um patrimônio de todos nós”, reforça Felipe Sá, secretário municipal de cultural.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas