Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: “Nilo é muito bem vindo, mas o PSDB trabalha para viabilizar Gualberto na chapa de Neto”, declara presidente do PSDB

Sendo assim, o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Adolfo Viana, permanece no cargo | FOTO: Reprodução/Facebook/Arquivo |

Mesmo com o deputado federal Marcelo Nilo, hoje no PSB, sendo apontado como virtual candidato ao Senado na chapa de ACM Neto (DEM) numa eventual filiação ao PSDB, o presidente do partido na Bahia, Adolfo Viana, garante, em entrevista ao site Política Livre, que o nome indicado pelo partido será o do prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB).

“O deputado Marcelo Nilo é um grande amigo da política, seria muito bem vindo no partido, mas o PSDB da Bahia reafirma que trabalha para a indicação do nome de João Gualberto para a chapa majoritária”, declara o deputado federal. Sobre Gualberto, Viana o exalta como “um quadro qualificadíssimo do partido”. “Provado diversas vezes e aprovado. O PSDB tem uma importância grande no grupo político (de ACM Neto) e isso terá um peso na composição da chapa”, acrescenta.

O parlamentar baiano, que trabalhou pela candidatura de Eduardo Leite nas prévias do PSDB, assegura, à reportagem, que, agora, com o governador do Rio Grande do Sul derrotado no pleito, tem atuado pela candidatura do governador João Doria à Presidência da República. “A partir de agora o PSDB do Brasil está unido em torno da pré-candidatura de João Doria”, sustenta. Confira a entrevista na íntegra:

Política Livre: O PSDB na Bahia trabalhou fortemente pela candidatura de Eduardo Leite nas prévias do partido. O partido vai mesmo se engajar na candidatura de Dória?
Adolfo Viana: O PSDB foi o único partido do Brasil que ofereceu prévias a seus filiados. Três grandes nomes foram apresentados: João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio. A maioria do partido decidiu e cabe aos demais acompanharem a maioria. Aqui na Bahia não vai ser diferente. A partir de agora o PSDB do Brasil está unido em torno da pré-candidatura de João Doria.

Por que Doria ainda não decolou?
As candidaturas que representam a chamada “terceira via”, de um modo geral, estão passando por um processo de consolidação. É natural que, com o afunilamento do processo, haja o crescimento da candidatura que representará esse grupo.

Como o senhor vê a possibilidade de aliança com o ex-ministro Sérgio Moro, do Podemos, que admitiu conversas com o PSDB e prega a união de projetos entre as siglas de centro?
Esse é o momento que os candidatos da terceira via devem sentar à mesa para dialogar e ver quem é aquele que oferece as melhores condições de disputa para que este possa representar o surgimento do centro e a consolidação da terceira via.

Na chapa de ACM Neto só está definido o pré-candidato ao governo estadual, o próprio Neto. O PSDB buscará que indicação na majoritária?
O PSDB trabalha para viabilizar o nome do prefeito João Gualberto (de Mata de São João) na chapa com ACM Neto. Acreditamos que é um quadro qualificadíssimo do nosso partido. Provado diversas vezes e aprovado. O PSDB tem uma importância grande no grupo político (de ACM Neto), e isso terá um peso na composição da chapa.

Nomes como o de João Gualberto sempre são lembrados. Agora fala-se também da possibilidade de Marcelo Nilo voltar ao partido e ser o nome tucano na majoritária. Existe essa possibilidade? Qual será a decisão tucana sobre a composição da chapa?
O deputado Marcelo Nilo é um grande amigo da política, seria muito bem vindo no partido, mas o PSDB da Bahia reafirma que trabalha para a indicação do nome de João Gualberto para a chapa majoritária.

O PSDB irá apoiar Neto mesmo sem ter uma indicação para a chapa?
Vejo a candidatura de Neto muito bem viabilizada. Ele é favorito no coração dos baianos, líder em qualquer cenário nas pesquisas. Salvador viu uma grande mudança com a sua gestão e a Bahia está com vontade de experimentar. Percebo muito isso nas minhas andanças. Sobre sua pergunta, o PSDB já tem uma indicação para a chapa, que é a de João Gualberto. Tenho convicção que será efetivada. Redação do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas