Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: “Tem gente nova” e “ela erra na política”, diz Lula sobre Dilma em futuro governo

Lula e Dilma | FOTO: Ricardo Stuckert |

O ex-presidente Lula foi direto ao assunto nesta quarta-feira (26), durante uma entrevista à rádio CBN Vale do Paraíba, ao ser perguntado sobre a possibilidade de Dilma Rousseff compor um eventual governo seu. Ele deu a entender de maneira clara que a ex-chefe de Estado tirada do cargo em 2016 por meio de um golpe parlamentar não ocupará qualquer cargo se ele for eleito novamente para a Presidência da República.

“O tempo passou, tem muita gente nova no pedaço e eu pretendo montar o governo com muita gente nova, muita gente importante e com muita experiência também. A Dilma é uma pessoa pela qual eu tenho o mais profundo respeito e carinho. A Dilma tecnicamente é uma pessoa inatacável, tem uma competência extraordinária. Onde ela erra, na minha opinião, é na política”, afirmou o líder petista que é favorito em todas as pesquisas de intenção de voto.

Lula falou mais sobre a personalidade de sua sucessora e ressaltou, de acordo com ele, a forma impaciente e inflexível de Dilma.

“Ela não tem a paciência que a política exige que a gente tenha para conversar, para ouvir as pessoas, para atender as pessoas mesmo quando você não gosta do que as pessoas estão falando. Eu sou daqueles políticos que se o cara estiver contando uma piada que eu já sei, não vou dizer que já sei essa, não, conta outra vez. Tudo bem, se for necessário rir. Nisso eu acho efetivamente que cometemos um equívoco pela pressão em cima da Dilma”, completou o ex-presidente que quer retornar ao cargo no próximo ano.

Alckmin como vice
Na mesma entrevista, o primeiro colocado em todas as sondagens eleitorais explicou que a preferência pelo ex-tucano Geraldo Alckmin para ser seu vice segue, mas que isso dependerá da decisão do antigo governador paulista na hora de escolher o partido ao qual se filiará.

“Se a gente vai fazer uma chapa comum depende (…) de eu ser candidato e da filiação do companheiro Alckmin a um partido político adequado que faça aliança com o PT. Espero que o PT compreenda a necessidade de fazer aliança”, resumiu Lula. Redação da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas