A ponte denominada de ‘Luiz Felipe de Souza Leão’, que liga os municípios de Barra e Xique-Xique, na região da Chapada Velha, além de facilitar o tráfego entre os locais, contribuiu no desenvolvimento e comércio das cidades, gerando mais empregos, renda, praticidade e maior rapidez na locomoção.
“Com o aumento do fluxo de veículos o comércio vai dar uma alavancada principalmente na área alimentícia, mobiliária e agronegócio. A ponte está beneficiando os povoados e cidades próximas com a diminuição das horas que eram gastas na travessia de balsa. A população está migrando o fluxo de veículo para a BA-160”, disse o agente de manutenção, Jardel Silva, que é residente da cidade de Barra.
A construção da ponte sobre o rio São Francisco contou com investimento de R$ 133 milhões e fonte de recursos do Banco do Nordeste do Brasil e da Concessionária Estrada do Feijão (Concef), responsável pelo empreendimento.
A obra, que está situada na BA-160, é de grande importância para a ligação entre o oeste e o centro-norte baiano, através do Vale do rio São Francisco. No total mais de 2,5 milhões de habitantes dos municípios vizinhos foram beneficiados.
O contrato de parceria público privado entre a Concef e a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) prevê que, após as conclusões das obras, iniciasse as operações de arrecadação de tarifa de pedágio, cuja única praça existente se localiza no km 81 da rodovia BA-160.
A operação teve início dia 12 de janeiro de 2022 e as tarifas praticadas são, segundo a concessionária, em torno de 40% mais baratas que as tarifas cobradas pela travessia realizada por Balsas.
Jornal da Chapada