A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã da última quarta-feira (9), 18 mil quilos de couro bovino, sendo transportados sem nota fiscal e documentação sanitária obrigatória. O flagrante ocorreu durante fiscalização no km 408 da BR-242, no município de Seabra, na Chapada Diamantina.
Na ocasião, no momento de abordagem do caminhão, que era conduzido por um homem de 32 anos, os policiais constataram a falta de certificação de inspeção sanitária.
“Todo trânsito de subprodutos de origem animal para fins industriais deve estar acompanhado do Certificado de Inspeção Sanitária modelo ‘E’ – CIS-E, com a devida especificação do tipo de subproduto (couro, pelo, osso, lã, etc.) O principal objetivo é garantir que esse material seja procedente de estabelecimentos de abate com inspeção veterinária oficial, que garantam a higiene, saúde e bem-estar animal”, explica a PRF.
Ao ser questionado sobre a origem da carga, o condutor informou ter recolhido em povoados do município de Ibotirama, com produtores locais, e que a carga teria como destino o município de Ipirá.
Com isso, a PRF informou que o veículo e a carga foram encaminhados para Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Abab) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), para formalização dos procedimentos cabíveis.
Jornal da Chapada