Conforme fonte do site Acesse Política, o encontro entre o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT-BA), ambos fundadores do PT na Bahia, e Lula, já teria um suposto resultado. Ainda de acordo com a fonte, sob condição de anonimato, o desejo de Rui deve ser mesmo efetivado e aceito. O ex-presidente Lula já estaria acompanhando a formação da chapa na Bahia desde 2020.
Como Wagner possui mandato até 2026, e o governador está em seu último ano de mandato, a escolha de Rui Costa em disputar o Senado teria deixado Lula satisfeito: “Se for comigo, ele será mais um amigo e excelente quadro no Senado, mas caso o atual [Bolsonaro] seja reeleito, o mesmo iria sofrer muito com Rui no Congresso”, teria dito Lula e dado uma gargalhada.
Por isso, Wagner tem comentado aos interlocutores mais próximos sobre desistir da candidatura ao governo da Bahia. Além disso, o PT não pode ficar com duas vagas na chapa e a presença de Rui fortaleceria a chapa contra a candidatura de ACM Neto (UB), seriam os outros argumentos usados.
Caso esse desenho seja de fato oficializado, o vice-governador João Leão (PP) irá assumir o governo até abril, o que já contaria como um mandato de acordo com lei eleitoral. Por isso, a chapa ficaria com Leão encabeçando a mesma, Otto Filho (ou indicação do PSD) na vice e Rui na disputa para o Senado.
Wagner continuará com mandato de senador até 2026, mas em eventual governo Lula, ele seria nomeado ministro e Bebeto Galvão, do PSB, assume cadeira, contemplando partido de Lídice da Mata. Com informações do site Acesse Política.