Bicampeão olímpico de hipismo, o neozelandês Mark Todd foi suspenso da prática, nesta quarta-feira (16), pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida, que regula o esporte na Inglaterra, onde o atleta vive, depois que um vídeo em que ele aparece batendo em um cavalo com um galho veio à tona. O caso ocorreu no Reio Unido.
A entidade emitiu uma nota informando que a licença de treinamento de Mark Todd foi invalidada. “O presidente do Independent Judicial Panel da British Racing aprovou hoje um pedido do BHA de que uma suspensão provisória deve ser colocada na licença de treinamento de Sir Mark Todd após o surgimento no fim de semana de um vídeo mostrando-o batendo em um cavalo com o que parece seja uma filial”, diz o texto.
A suspensão proíbe que o atleta corra com cavalos dentro do Reino Unido, ou participe de competições internacionais enquanto a investigação relativa às imagens seja encerrada. Todd pediu desculpas publicamente após a divulgação das imagens.
Bicampeão olímpico de hipismo, Mark Todd foi suspenso da prática, nesta quarta (16), pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida, reguladora do esporte, depois que um vídeo em que ele aparece batendo em um cavalo com um galho veio à tona. O caso ocorreu no Reio Unido. pic.twitter.com/msF6AlQTsc
— O Tempo (@otempo) February 16, 2022
“Peço sinceras desculpas ao cavalo e a todos os envolvidos por minhas ações neste vídeo. Uma das principais coisas que prego é estabelecer um respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro, e que paciência e gentileza são a melhor maneira de obter resultados. Acredito que este é um dos principais atributos, juntamente com uma grande empatia com os animais, que me permitiu ter uma longa e bem-sucedida carreira no hipismo. Estou muito decepcionado comigo mesmo por não ter aderido a isso neste caso”, disse.
Todd, que chegou a receber o título de “Sir” da coroa britânica, foi campeão olímpico em 1984, nos jogos em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em 1988, em Seul, na Coréia do Sul. Em 2012, quando as Olimpíadas foram realizadas em Londres, na Inglaterra, o atleta foi premiado com medalha de bronze na disputa de equipes. Com informações do jornal O Tempo.