O projeto ‘Circo na Roça’, de arte-educação para crianças, jovens e adultos, irá retomar as suas atividades no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, no mês de março. O projeto faz parte do ‘Circo Redondo’, que desde 2011 desenvolve projetos sociais com o município e precisou dar uma parada durante os primeiros anos de pandemia de covid-19, momento em que o circo foi totalmente reformado.
Entre março e dezembro deste ano serão realizadas oficinais gratuitas para moradores das comunidades rurais de ‘Baixão’, ‘Brejão’, ‘Mundo Novo’, ‘Campo Redondo’, ‘Bocaina’, ‘Barrinha do Mel’, distrito de ‘Cascavel’ e da sede do município. Podem participar crianças entre 6 e 13 anos, além de jovens e adultos a partir de 14 anos. As inscrições são realizadas no site: www.circoredondo.com.br.
O projeto irá beneficiar 75 pessoas que participarão de aulas de diferentes linguagens artísticas: circo, teatro de bonecos, música e dança. Cada oficina terá a duração de 2 meses. criadora e coordenadora do ‘Circo Redondo’, Dani Albuquerque vai ensinar acrobacias aéreas e de solo para as crianças, e trapézio fixo para jovens e adultos.
Os alunos vão aprender com Pedro Boneco a confeccionar e manipular bonecos. Já o multi-instrumentista Júnior do Jarro vai conduzir as oficinas de musicalização, com foco em trilhas sonoras, e Mariana Sucupira, as de dança Popular Brasileira.
“O circo é um lugar de interação, onde as atividades artísticas acontecem através da brincadeira. O resultado é que a pessoa adquire confiança, coragem, autoestima, ferramentas que leva para toda a vida”, destaca Dani Albuquerque.
Nos últimos dois meses acontecerão os ensaios e a montagem do espetáculo final, em que os alunos apresentarão as habilidades adquiridas. A Prefeitura Municipal de Ibicoara vai fornecer transporte gratuito durante todo o projeto para garantir que as crianças de várias localidades possam participar.
‘Futuro Bem Maior’
Neste ano, entre mais de 1480 inscrições, o circo-escola foi uma das 30 instituições selecionadas no 3º edital ‘Futuro Bem Maior’ para participar do programa de ‘Fortalecimento de Iniciativas de Impacto Comunitário’.
Jornal da Chapada