Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: PT vai para o suicídio eleitoral e Wagner já avisou ao partido que não vai concorrer ao governo; aliados culpam Rui

Jaques Wagner com Lula e Rui Costa | FOTO: Reprodução |

E o imbróglio já foi resolvido, ao menos é o que revela uma fonte ligada ao Jornal da Chapada, sobre a candidatura do senador Jaques Wagner (PT-BA) para governo da Bahia. Ele não vai lançar nome e o clima esquenta entre grupos petistas rivais entre si para o pleito de outubro deste ano. Nesta quinta-feira (24), nos ‘corredores da política’ a decisão já está sendo reverberada. Prefeitos que estavam nos órgãos públicos já saiam das agendas sem saber quem vão acompanhar. Dessa forma, o PT deixa o caminho livre para o ex-prefeito ACM Neto (UV), líder nas pesquisas, ganhar o pleito no primeiro turno.

Ainda segundo informações, toda essa enrolação aconteceu porque o governador Rui Costa (PT) quer o seu lugar na chapa para ter foro privilegiado. Ao menos é o que diz a fonte ouvida por essa reportagem. “Vão cometer o suicídio eleitoral. E está todo mundo nervoso, porque com isso é capaz de muitos da base aliada ficarem na chuva, ou seja, sem cargos e sem mandatos”, revela a fonte. “E não tem Lula certo para salvar!”, completa.

Quem pulou do barco antes dele afundar foi o deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA), que em entrevista ao programa Conectados da Rádio Excelsior, disse que não ficou surpreso com o imbróglio criado para a definição dos nomes na chapa governista porque sabia que a relação entre o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner não estava boa há um bom tempo. “Não foi surpresa porque eu sabia que, entre Rui Costa e Jaques Wagner, o ambiente não era muito bom. Os dois estão se bicando há muitos e muitos anos. Eu disse para mim mesmo que Jaques Wagner deveria ser governador da Bahia para dar um troco em Rui Costa”, disse Nilo ao ser questionado se este imbróglio seria surpresa para ele, nesta quinta.

O deputado federal Marcelo Nilo | FOTO: Reprodução |

O ainda socialista que, na mesma entrevista, disse estar conversando com partidos políticos para definir seu futuro, salientou que Wagner, durante os oito anos de gestão de Rui, não conseguiu indicar nem um zelador, indicando Luiz Caetano para a articulação política (Secretaria de Relações Institucionais) somente no “apagar das luzes”. E a metralhadora de Nilo também foi direcionada ao secretário de Relações Institucionais. O deputado disse que os primeiros esforços de Caetano enquanto articulador político é conseguir votos para a esposa Ivoneide Caetano, que é pré-candidata a deputada federal. O socialista disse que a gestão Rui Costa é “um governo completamente perdido politicamente”.

Nilo exemplificou: “Você imagina que Rui Costa inventou Major Denice. Uma pessoa que escolhe Major Denice para ser candidata a prefeita de Salvador é porque de política não entende nada. É esse governador que quer passar a rasteira em Jaques Wagner para ser senador da República”. O parlamentar, que também teceu elogios a Major Denice, disse que, apesar de ser excelente profissional, a militar não era o melhor nome para disputar a prefeitura da capital em 2020. Jornal da Chapada com texto base do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas