Após a declaração de guerra entre Ucrânia e Rússia, que deu início ao bombardeio das tropas militares russas, jogadores brasileiros que atuam no Shakthar Donetsk e no Dynamo de Kiev, e que estão acompanhados de suas famílias, pedem ajuda do governo brasileiro para sair da Ucrânia. O pedido foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.
No grupo estão os jogadores do Shaktar Donetsk, time ucraniano que atualmente tem 12 brasileiros no elenco, e do Dynamo de Kiev, que tem dois brasileiros, Vitor Naum e Emerson Santana. No grupo que aparece no vídeo, estão também o atacante David Neres e o lateral-esquerdo Ismaily, ambos com passagens pela seleção brasileira.
Assista:
https://www.instagram.com/p/CaWrxWSD6GV
“A gente tá aqui pedindo ajuda pra vocês através desse vídeo devido à falta de combustível que existe na cidade, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, não tem como a gente sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que ele possa nos ajudar. E espero que vocês possam nos ajudar promovendo esse vídeo pra que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível”, disse Marlon, zagueiro de 26 anos, ex-jogador do Fluminense.
Além disso, três brasileiros, que estão na cidade de Zaporizhzhya e atuam no Zorya também pediram apelo, por meio das redes sociais. “Peço a ajuda de vocês para que o vídeo possa chegar nas autoridades brasileiras e na embaixada da Ucrânia também”, disse o defensor Junior Moraes, ex-Santos. Jornal da Chapada com informações de Globo Esporte.