Os prefeitos de Mucugê, Ana Medrado (DEM), e de Ibicoara, Gilmadson Cruz de Melo (PSC), discutiram, em reunião na quarta-feira (23), a consolidação de Vitória da Conquista como portal de entrada da Chapada Diamantina, para a consolidação de um novo ciclo do turismo na região. Na ocasião, a gestora do município do Centro-Sul baiano, Sheila Lemos (DEM) esteve presente.
A proposta foi apresentada pelo consultor de turismo, Sérgio Magalhães, que estabelece a criação de um hub turístico em Vitória da Conquista, que funcionará como um fio condutor para facilitar o acesso entre os municípios e viabilizar negócios em diversas áreas.
“Tendo em vista sua estrutura de aeroporto, hotéis e restaurantes, além dos serviços que a cidade oferece, vemos que a participação de Conquista é algo crucial neste salto turístico do interior da Bahia. Todas as cidades sairão ganhando”, destacou Sérgio.
“Ganham os Municípios, mas sobretudo ganha o turista, menos horas de veículo, mais turismo de experiência, mais atrativos naturais, mais rotas de charme, mais tempo em contato com a natureza e menor gasto financeiro”; continuou Sérgio, que também é Coordenador e Idealizador da Estratégia HUB Turístico Centro-sul da Chapada Diamantina.
A prefeita de Mucugê reforçou que são muitas as belezas ainda não tão exploradas pelo público na região chapadeira. “Esta união será fundamental para implantar este eixo de turismo para o bem de toda a região”, disse.
Já o gestor de Ibicoara reforçou a importância da parceria firmada.
“Temos Vitória da Conquista como nossa capital. Este momento é um divisor de águas para o turismo da Chapada Diamantina e da Bahia”, declarou ele. O Início das atividades do HUB e da Porta de Entrada para a Chapada Diamantina está prevista para 1º de maio.
A reunião ainda contou com as presenças dos secretários Xangai, de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), e Marcos Ferreira, de Desenvolvimento Econômico. Também participaram da reunião, assessores das prefeituras de Mucugê e Ibicoara, o assessor especial da prefeita, Marcelo Melo, os secretários municipais de cultura, esporte, turismo e lazer, Xangai e de desenvolvimento econômico, Marcos Ferreira.
Confira próximos passos para concretude do HUB Turístico:
– Assinatura da Carta de Intenção,
– Convencimento dos demais 13 Municípios da Chapada Diamantina,
– Assinatura do Termo de Cooperação Intermunicipal,
– Apresentação da proposta final com rateio de investimentos por Município,
– Definição das Iniciativas Privadas cooperadas do HUB Turístico por localidade,
– Definição dos PARCEIROS do Hub Turístico em Vitória da Conquista,
– Apresentação dos CUSTOS de Investimento no Marketing Turístico das Rotas CentroSul
da Chapada Diamantina, – Gestão Técnica do HUB, Publicidade e Propaganda,
– Comercialização do Destino,
– Assinatura dos desembolsos por localidade com cronograma de pagamento,
– Lançamento em Vitória da Conquista e em cada Município cooperador do HUB Turístico.
Jornal da Chapada com informações de assessoria.