Um cenário diferente do que vem sendo repercutido pela mídia foi assinalado pelo coronel da reserva, Douglas McGregor, que também é ex-assessor sênior do secretário de Defesa dos EUA. Segundo ele, a invasão da Rússia à Ucrânia causou “muito menos danos do que infligimos ao Iraque quando entramos nele, seja em 1991 e novamente em 2003”, pontuou.
Ainda em entrevista à Fox News, o coronel mencionou que os russos deixam claro que querem uma Ucrânia neutra e o comportamento das forças ucranianas se comparam aos dos extremistas islâmicos no Oriente Médio. “[Comportamento] sem cobertura aérea, sem mobilidade, invadem as cidades e usam as pessoas como escudos”, disse.
Segundo o McGregor, o presidente Zelensky está “colocando um grande número de sua própria população em risco desnecessário”. “Torne a Ucrânia neutra”, assinalou. “Isso não é uma coisa ruim. Uma Ucrânia neutra seria boa para nós e para a Rússia. Isso criaria o amortecedor que francamente ambos os lados querem. Mas ele está, eu acho, sendo instruído a aguentar e tentar estender isso, o que é trágico para as pessoas que têm que passar por isso”.
Jornal da Chapada