Os municípios de Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Novo Horizonte, Palmeiras, Mucugê e Seabra, localizados na Chapada Diamantina, foram beneficiados com o início das obras de implantação de novos sistemas de abastecimento de água.
A medida aconteceu por intermédio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), após reivindicação da deputada estadual Ivana Bastos (PSD). No total, mais de 30 comunidades rurais serão beneficiadas.
“Trabalhamos muito para a concretização desses serviços que garantirão água nas torneiras de diversas famílias. Me alegra saber que, através da união de forças, mais pessoas serão beneficiadas”, pontuou Ivana.
Em Ibitiara, serão beneficiadas as localidades de ‘Três Paus’ e ‘Pau de Gamela’. Em Iraquara, os sistemas serão implantados nas localidades de ‘Cerco’, ‘Quixaba’, ‘Nova Quixaba’, ‘Matinha’, ‘Riacho das Almas’, ‘Boa Vista’, ‘Caatiguinha’ e ‘Santíssimo’.
No município de Lençóis, serão contemplados os povoados de ‘Gameleira’, ‘Cachoeira’ e ‘Morro Redondo’. Já em Novo Horizonte, os serviços vão beneficiar as famílias das localidades de ‘Alto do Brejo’,’ Mutuca’ e ‘Gameleira’.
Em Palmeiras, serão realizados os serviços nas comunidades de ‘Conceição dos Gatos’, ‘Cruz do Meio’, ‘Esbarrancado’, ‘Lagoa dos Crentes’, ‘Panta’, ‘Rio Grande’ e ‘Tijuco’. No município de Mucugê, a intervenção será realizada na ‘Fazenda Ibiquara’ e em Seabra, na localidade de ‘Vale do Paraíso’.
Os trabalhos serão conduzidos pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb). O projeto total, somado a outros municípios da Chapada Diamantina, terá um investimento superior a R$25 milhões e vai beneficiar mais de 7 mil famílias.
Os sistemas terão captação de água a partir de poços e barragens de nível, 84 mil metros de adutoras, 335 mil metros de rede de distribuição, tratamento de água através de sistemas de cloração, casa de química e filtro redutor de ferro.
Jornal da Chapada