Cerca de 47 bovinos e suínos, que eram transportados em condições precárias e situação de maus-tratos no compartimento de um caminhão boiadeiro, foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, no km 408 da BR-242, trecho de Seabra, na Chapada Diamantina.
Durante fiscalização, na última segunda-feira (21), os policiais abordaram um caminhão com placas de Ibotirama. O motorista de 54 anos informou que transportava bezerros e disse que não possuía a Guia de Transporte de Animal (GTA). Além disso, disse ainda que embarcou os animais na zona rural de Oliveira dos Brejinhos e levaria para uma fazenda na cidade de Iraquara, também na região chapadeira.
Ao revistar o compartimento de carga, a equipe policial encontrou duas vacas, 12 bezerras, 29 bezerros e quatro porcos. Os animais estavam amontoados e o confinamento aglomerado ocasionou a morte de um suíno que, segundo os policiais, provavelmente foi pisoteado pelos animais maiores. Um bezerro também foi encontrado morto. Alguns animais apresentavam cansaço e aparente desidratação.
Não foram apresentadas documentações legais dos animais, assim como guia de transporte e comprovação de vacinação, configurando crime de maus-tratos. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil.
Jornal da Chapada