O dia 26 de março, data em que Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, completou 145 anos de emancipação política e administrativa, foi quando começou as manifestações cívicas de homenagem.
Logo de manhã houve a solenidade de hasteamento das bandeiras no Pátio do Paço Municipal com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas, acompanhado da primeira-dama Suzana Matias, do vice-prefeito David dos Anjos e de vários aecretários municipais, a exemplo de João Rodrigues (Saúde) e Nogma Britto (Educação).
Prestigiaram o evento, ainda, o presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Almeida de Jesus, o vice-governador e pré-candidato ao senado, João Leão (PP), e o deputado federal Cacá Leão.
O ato cívico foi curto devido à chuva do momento, porém, foi presenciado por vários segmentos da sociedade itaberabense. Competiu ao vice-governador João Leão a condução ao mastro da bandeira da Bahia, ao tenente-coronel da Polícia Militar o da bandeira do Brasil, e, ao prefeito Ricardo Mascarenhas a bandeira do Município.
Em seu discurso, o prefeito saudou a todos, reportou-se às lutas pela emancipação do município, fez um breve relato sobre sua administração e concluiu declamando a letra do hino a Itaberaba. Em ato contínuo, a comitiva política se dirigiu à sede da Câmara de Vereadores, onde participaram da sessão em homenagem aos 145 anos de emancipação.
Jornal da Chapada