O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça especializada em Meio Ambiente, com sede em Jacobina, viabilizou a aquisição de quatro equipamentos fotográficos do tipo ‘Trap’ pelo projeto ‘Bichos de Morro’ para monitoramento de fauna em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.
O projeto é realizado por professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas. Os recursos para a aquisição provêm de transações penais e termos de ajustamento de conduta. Além disso, a ação faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Levantamento da Mastofauna de médio e grande porte no Parque Estadual Morro do Chapéu”, sendo coordenada pelo professor Gustavo Schacht.
O objetivo da ação é conhecer as espécies de animais silvestres existentes no Parque Estadual, bem como na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que está em processo de criação em seu entorno. Além disso, os pesquisadores querem compreender como essas espécies estão distribuídas na região, que possui intensa atividade humana e econômica.
Segundo o professor, os resultados a serem obtidos com o projeto fortalecerão a necessidade de conservação destes espaços naturais e também já foram observadas espécies ameaçadas de extinção. Logo, o intuito é que os dados do projeto sejam divulgados para a população de Morro do Chapéu, servindo para atividades de educação ambiental e para a elaboração de documentos técnicos.
Segundo o MP-BA, o projeto conta com apoios como o Ministério Público Estadual da Bahia, Prefeitura de Morro do Chapéu, o Instituto Pró-Carnívoros (Programa Amigos da Onça), Instituto Água Boa e INEMA. Atualmente estão instaladas na área 22, equipamentos fotográficos. Jornal da Chapada com informações de MP-BA.