Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Secretária da Igualdade Racial, Fabya Reis é condecorada com a Comenda 2 de Julho durante sessão na Assembleia

Fabya Reis é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, e iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) | FOTO: Jonas Santos |

A titular da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, foi condecorada nesta sexta-feira (8), em Salvador, com a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A entrega do título, maior honraria do legislativo baiano, foi prestigiada por autoridades políticas, secretários e dirigentes estaduais, lideranças religiosas, representações acadêmicas, do movimento negro, dos segmentos cultural, indígena, de luta pela terra, dos povos e comunidades tradicionais.

A secretária ressaltou que “a honraria aumenta ainda mais seus desafios com a continuidade da luta, com o compromisso em honrar o conjunto de organizações e militantes que atuam pela reparação e contra as desigualdades raciais históricas”. A proponente da homenagem, deputada Fátima Nunes, ressaltou as contribuições de Fabya para a gestão pública e seu diálogo permanente com movimentos sociais. “Ela é uma mulher de luta, que tem realizado um excelente trabalho na Sepromi, no combate ao racismo e intolerância religiosa”, afirmou.

Fabya Reis é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, e iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos, na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais. É mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino conquistou doutorado e tornou-se pós-doutora em 2014. Assumiu, em 2016, a titularidade da Sepromi e tem trabalhado para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais e pelas políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas