O projeto de castração de animais, elaborado através da parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Lençóis e a ONG ‘Diga aí, Bicho’, atingiu na última semana uma marca inédita. Iniciado em maio de 2021, a parceria garantiu que 510 animais fossem castrados em 11 meses, impedindo que centenas de possíveis filhotes tenham nascido em situação de vulnerabilidade e maus-tratos, já que os felinos geralmente são abandonados.
A esterilização reprodutiva, ainda que limitada, é uma das ações mais eficazes no controle populacional de animais, que impactam diretamente na saúde pública do município chapadeiro. Além disso, garante a saúde dos próprios animais, que se tornam menos agressivos, evitam o estresse do cio e ficam menos susceptíveis a determinadas doenças.
De acordo com informações da gestão da prefeita Vanessa Senna (PSD), o projeto ainda está em fase de estruturação. “Por enquanto, apenas gatos são atendidos pela parceria, mas a intenção é também fornecer o atendimento para cães, tanto na sede como na zona rural”, salienta nota de assessoria. Atualmente, o projeto conta a atuação de profissionais contratados pela prefeitura de Lençóis e voluntários da região.
Ainda segundo informações, a castração atende animais de todos os bairros da cidade através de um mapeamento prévio realizado pela equipe do projeto. Dados da Secretaria de Meio Ambiente apontam que o projeto já conta com uma lista de espera de quase 500 animais a serem esterilizados.
No último sábado, equipes da Secretaria visitaram um espaço na comunidade de Afrânio Peixoto (Estiva), que deve ser destinado para a realização da castração de animais na localidade.
De acordo com a veterinária Cristiane Demérito, “o projeto tem um impacto muito grande na saúde e bem-estar dos animais e da população humana, porém, essas ações devem acontecer em paralelo com a conscientização das pessoas, através de medidas educativas, especialmente por se tratar de uma região de Parque Nacional, onde deve ser considerada a preservação da fauna local, como passarinhos, calangos e outros”.
Além do trabalho de castração, os profissionais realizam constantemente vacinação e ações de combate à leishmaniose no município de Lençóis. Com informações de assessoria.