Capim Grosso, na Chapada Norte, e Amargosa, no centro-sul da Bahia, são mais duas cidades que passam a contar com internet Wi-Fi grátis em praça pública. É que o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), entregou os pontos de conexão do Programa Conecta Bahia em cerimônias realizadas nesta segunda-feira (18). Agora, já são cinco os municípios contemplados com a ação. Aratuípe, Tanquinho e Lençóis também receberam internet gratuita. Com investimento total de R$ 6,6 milhões, o projeto vai chegar a 200 localidades ao longo do ano de 2022.
Presente nas entregas, a secretária interina da Secti, Mara Souza, lembrou que internet gratuita e de qualidade ajuda a população a desenvolver e aprimorar suas capacidades. “As praças do Conecta têm esse conceito multiuso em que o cidadão utiliza a internet de boa qualidade para trabalhar, empreender, se divertir, mas também para educar. Aqui em Capim Grosso, sendo essa praça um espaço de concentração de estudantes, esse equipamento também vai ter uma utilidade preponderantemente educativa. Isso nos orgulha muito, pois esse é um dos principais objetivos do nosso Conecta”, disse.
No município de Capim Grosso, o deputado Robinson Almeida falou sobre a importância da internet para a população. “A inclusão digital possibilita que mais pessoas possam ter acesso à rede mundial de computadores para realizar seus serviços básicos em todas as áreas, como educação, saúde, marcar uma consulta, pagar uma conta no banco. A internet é uma ferramenta muito necessária hoje para a vida em comunidade. Com a internet, a pessoa economiza o tempo de deslocamento a qualquer espaço físico e faz as suas atividades de forma remota”, afirmou.
Para o deputado Jorge Solla, que esteve em Amargosa representando o também deputado Marcelino Galo, autor da emenda que possibilitou a implantação do Conecta Bahia no município, a inauguração é motivo de alegria para todos. “Parabenizo a equipe da Secti e o Governo do Estado pela implantação da internet aqui na praça de Amargosa. Esse é um projeto muito importante que nós temos buscado fomentar. Espero que a gente possa participar de outras atividades da expansão desse programa para assegurar a conectividade para toda a população, especialmente no interior da Bahia”.
O prefeito Júlio Pinheiro, de Amargosa, destacou as oportunidades para a cidade e seus cidadãos com a implantação da internet na Praça Iraci Silva. “O mundo hoje é da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. Para que as pessoas possam competir em igualdade, o Estado tem esse papel de levar a essas pessoas menos favorecidas a oportunidade de poder, através da educação, do conhecimento e da utilização da tecnologia, conseguir disputar mercado de trabalho, conseguir disputar projetos, conseguir empreender e conseguir transformar a vida da sua família e da sua comunidade através de iniciativas como essa”.
Quem também comemorou foi o prefeito de Capim Grosso, José Sivaldo. Ele explicou que a Praça 9 de maio tem uma característica de receber estudantes das redes públicas municipal e estadual para pegar o transporte escolar. “Recebemos muitos jovens estudantes aqui, então é uma oportunidade que eles terão para, no momento que estão esperando transporte, se conectar e, quem sabe, desenvolver alguns trabalhos na parte educacional. É um projeto de grande importância que visa um público que tem a necessidade de ter uma internet grátis”. Com informações de assessoria.