Crianças internadas no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), conhecido como Hospital das Clínicas, em Salvador, foram abanadas com tampa de quentinha, após um problema na ventilação da unidade hospitalar. O caso foi registrado por meio de um vídeo.
Conforme uma mãe de uma bebê que está internada no local, o ar-condicionado quebrou há cerca de um mês. “Não tem ventilador e também não podemos trazer de casa, sem falar que as janelas estão todas lacradas”, relatou ela ao G1, ao explicar que a alternativa de abanar as crianças com tampa de quentinha é para uma tentativa de amenizar o calor.
Por meio de nota, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh), informou que o sistema de refrigeração da Unidade Pediátrica está em fase de manutenção e que está empenhado em concluir a demanda com maior brevidade. No entanto, não detalhou o prazo para finalizar os ajustes.
A unidade hospitalar ainda disse que o uso de ventiladores em ambiente hospitalar é proibido, conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.