A Feira Agropecuária e de Agricultura Familiar de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, que aconteceu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, no ‘Parque de Exposições’, movimentou cerca de R$6 milhões, conforme estimativa preliminar da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município.
O comércio local, prestadores de serviços e principalmente os hotéis da região foram os grandes beneficiados, bem como os expositores, além da geração de emprego e renda no local do evento. Cerca de 10 mil visitantes passaram diariamente no evento gratuito.
A exposição contou com diversos shows que aconteceram todos os dias, com vários artistas que se revezaram em um grande palco montando no local. Nomes como Kiko Cigano, Brega e Vinho, Alcymar Monteiro, Seu Maxixe, Entre Ares, DNA de Vaqueiro animaram o público.
“Nós elevamos o patamar. Incialmente, queríamos realizar apenas uma Feira, mas acabou se transformando em uma exposição, porque tomou uma proporção muito grande. Esse evento foi comentado em toda região. De Salvador a Juazeiro só se fala nessa Feira”, comemorou Maurício Sodré, secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
Houve ainda a enogastronomia sensorial com defumados, queijos, vinhos, óleos essenciais, rosa do deserto e uma gama de produtos, além de exposição e comércios de diversos animais, parquinho de diversões para crianças, praças de alimentação e quiosque com bebidas.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através do Projeto Morro Verde, decidiu homenagear as vítimas da Covid no município e plantou 34 mudas de ipê rosa, uma árvore para cada vítima.
Na abertura oficial da Feira Agropecuária, a prefeita aproveitou para reforçar que já está sendo organizado também o Festival de Inverno de Morro do Chapéu, programado para acontecer nos dias 5, 6 e 7 de agosto e que deve ser ainda maior que a exposição.
Jornal da Chapada