O município de Itaberaba está intensificando as vistorias para recolher animais soltos nas ruas e endureceram as punições para os criadores. A medida foi tomada pela Vigilância em Saúde e pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Realizadas diariamente em todo município, inclusive nos finais de semana, as fiscalizações recolheram oito cavalos que estavam soltos no perímetro urbano da BA-046, que liga Itaberaba ao município de Iaçu, na semana passada. Os animais foram encaminhados para o Horto Municipal. Segundo a gestão, administrada por Ricardo Mascarenhas (PP), a medida está sendo tomada por conta do aumento de casos registrados pelos órgãos competentes e pelo grande número de denúncias feitas por cidadãos.
“O objetivo das ações é evitar transtornos no trânsito e conter acidentes causados pela presença de animais em rodovias e ruas da cidade, além de impedir maus-tratos”, relata a administração por meio de nota. Por conta do elevado número de casos, e com a postura mais rigorosa assumida nas novas operações, a gestão informou que não serão toleradas nenhuma infração desse tipo.
Jornal da Chapada