O genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue – o mais disseminado no mundo, presente na Ásia, no Oriente Médio e na África – foi identificado por pesquisadores, pela primeira vez, em Aparecida de Goiânia (GO). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5), no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A linhagem, no entanto, de acordo com a equipe, não é a responsável pelo surto de dengue em Goiás e tudo indica que ela foi identificada rapidamente, o que pode ajudar no controle.
De acordo com a Fiocruz, para os pesquisadores, a chegada da cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais eficiente do que a linhagem asiático-americana, também conhecida como genótipo 3 do sorotipo 2, que atualmente circula no país.
O achado representa o segundo registro oficial desse genótipo nas Américas, após um surto no Peru, em 2019. As análises feitas no Brasil mostram que a linhagem encontrada é semelhante a dois microrganismos isolados durante o surto registrado na província de Madre de Dios, no Peru.
Vale lembrar que entre as principais ações para conter a disseminação da dengue está a eliminação de depósitos de água parada, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Da Agencia Brasil.