Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: TSE anula votos dados ao PP em eleição de 2020 em Jacobina por ‘fraude à cota de gênero’ e muda configuração da Câmara

Jacobina fica na região norte da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Prefeitura de Jacobina |

A anulação dos votos dados ao Partido Progressista (PP) em Jacobina, na Chapada Norte, na eleição de 2020, foi decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida acolheu a tese do advogado eleitoralista Neomar Filho, que apontou a fraude à cota de gênero na chapa de vereadores, e modificou a decisão proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia que havia julgado improcedentes os pedidos da ação.

O advogado eleitoralista Neomar Filho | FOTO: Divulgação |

Segundo o advogado, “a instrução processual demonstrou, com provas robustas, que houve fraude na formação da chapa de vereadores e vereadoras nas eleições de 2020 em Jacobina”.

Ele acusa mulheres de terem sido usadas apenas para compor um número. A decisão levou à cassação do diploma do vereador eleito na época. Com isso, há alteração na composição da Câmara Municipal da cidade.

No seu voto, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, entendeu que candidatas tiveram votação zero, prestaram contas de fome idêntica, além de não terem praticado qualquer ato de campanha, o que configura candidatura “laranja”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas