Um eclipse total da lua pôde ser visto em algumas regiões do Brasil na madrugada desta segunda-feira (16). O fenômeno também foi observado em toda a América do Sul e Central e em partes da América do Norte, Europa e África. No entanto, em algumas regiões do Brasil, o céu nublado dificultou a visibilidade do fenômeno. Esse foi o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021
Veja as imagens:
Estamos ao vivo!
Venha observar o eclipse total da Lua com o ON!
Youtube: https://t.co/NuHo9pMrGF pic.twitter.com/fFcffca5JN
— Observatório Nacional (@Obs_Nacional) May 16, 2022
🚨 AO VIVO: A nossa live do #EclipseLunar vai começar. Sigam e artivem nossas notificações no Instagram – https://t.co/NhWl9wbaQf pic.twitter.com/st55EX57M6
— Astronomiaum (@Astronomiaum) May 16, 2022
O que é um eclipse lunar total?
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra. A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse.
Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
O que é Lua de Sangue?
Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda, a Lua entrou na sombra da Terra e cria um eclipse lunar total – o primeiro desde maio de 2021. O ápice ocorreu por volta da 1h11, quando o satélite natural ficou vermelho, fenômeno conhecido como “Lua de Sangue”. Com informações da Revista Fórum.