Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: “Critério é o sexo biológico e não identidade de gênero”, diz Cátia Rodrigues sobre projeto voltado às participações esportivas

Para Cátia, é notório que pessoas de gênero biológico masculino, mas que não se reconhecem assim, teriam vantagens nas disputas esportivas com mulheres, por conta do biotipo corporal | FOTO: Divulgação |

Diferente do que tem se ventilado, o projeto de Indicação da vereadora de Salvador, Cátia Rodrigues (UB), que trata sobre competições esportivas oficiais na capital baiana, não busca vetar a participação de pessoas transexuais nestes eventos, mas sim colocar como critério o sexo biológico para que as condições de disputa sejam justas.

A vereadora repudiou as “fakes news” levantadas com a sua proposição e voltou a salientar que, na proposta, é bem clara a indicação sobre o tema: “O sexo biológico será o único critério definidor do gênero dos competidores em partidas esportivas oficiais no município de Salvador”.

Para Cátia, é notório que pessoas de gênero biológico masculino, mas que não se reconhecem assim, teriam vantagens nas disputas esportivas com mulheres, por conta do biotipo corporal.

“O nosso projeto não quer proibir que as pessoas trans disputem competições, mas sim que elas disputem de acordo com o seu sexo biológico. Não é justo para os demais participantes, que tanto focam em treinamentos, disputarem uma competição onde o seu concorrente tem uma estrutura corporal mais avançada, mas que por se identificar com aquele gênero quer disputar o campeonato. O incentivo ao esporte também passa por justiça”, disse a vereadora.

A edil ainda acrescentou que os transexuais merecem respeito, mas que não é aceitável que esse respeito sirva como pretexto para o cometimento de injustiças no campo esportivo. Cátia, no âmbito da preservação física dos esportistas, ainda trouxe um exemplo ocorrido no MMA, quando a primeira trans da história, chamada Fallon Fox, causou uma concussão de sete pontos na cabeça de sua oponente, a Tamikka Brents. Brents teve uma espécie de fratura orbital sem precedentes na história do esporte.

“Notoriamente a contusão aconteceu pois a Fox tem um biotipo muito mais avantajado do que a sua adversária, tanto que a Brents teve uma séria lesão. Precisamos, também, nos atentar na preservação física de nossos atletas, principalmente em esportes de luta e de contato físico”, completou. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas