Jornal da Chapada

#Chapada: Morro do Chapéu tem pendência em comprovação fiscal na Educação relativa ao ano de 2021

Atual gestão municipal é administrada por Juliana Araújo | FOTO: Divulgação |

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, tem pendência em comprovação contábil, orçamentária e fiscal na educação, ao não transmitir os dados de 2021 ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

Este é um requisito previsto na Constituição Federal, na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Regulamentação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), para habilitar o ente público a receber a complementação do Valor Aluno Ano Total (VAAT) – pago via Fundeb.

Essa pendência também poderá inviabilizar o repasse de transferências voluntárias da União para os sistemas de ensino, conforme legislação que entrou em vigor em dezembro de 2020.

No total, são cerca de 3 mil municípios que ainda não regularizaram suas informações contábeis. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), as informações devem ser enviadas por meio da Matriz de Saldos Contábeis (MSC) de encerramento.

Procurada pelo Jornal da Chapada (JC) sobre o não encaminhamento das informações, a assessoria de comunicação da prefeitura optou por não se pronunciar sobre o caso.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas