Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Apoio de Lula diminui diferença entre Jerônimo e Neto para 13 pontos, segundo pesquisa

Jerônimo cresce quando é ligado a Lula | FOTO: Divulgação |

Com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a diferença entre os pré-candidatos ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (UB) é de 13 pontos, conforme pesquisa Genial/Quaest, realizada com eleitores da Bahia e divulgada na terça-feira (17).

O primeiro colocado na pesquisa é o ex-prefeito de Salvador com 47% das intenções de voto e em seguida, aparece o petista com 34%. Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10%. Outros 10% estão indecisos.

A pesquisa ainda aponta que 53% das pessoas ouvidas preferem que a eleição seja vencida por um candidato mais ligado ao ex-presidente Lula, 14% mais ligado a Bolsonaro, 29% nem ligado a Bolsonaro e nem ligado a Lula e outros 5% optaram por voto branco ou nulo.

Além disso, 46% dos baianos se mostram dispostos a mudar de voto se Lula apoiar um candidato, 31% mudariam a partir de um apoio do governador Rui Costa e 26% de um apoio de Jaques Wagner. Apenas 15% consideram mudar de voto se o candidato contar com o presidente Jair Bolsonaro como cabo eleitoral.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 13 e 16 de maio com 1.140 entrevistados. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi protocolado na Justiça Eleitoral no dia 12 de maio, sob o número BA-03239/2022 e BR-02283/2022.

Pesquisa espontânea
Em um cenário de pesquisa espontânea, 74% dos entrevistados se declararam indecisos. Outros 13% pretendem votar em ACM Neto, 3% em Jerônimo Rodrigues, 3% em João Roma, 5% em demais candidatos, 3% branco ou nulo e 3% não pretende votar.

Senado
Na corrida pelo Senado Federal, Otto Alencar ficou em primeiro lugar nas intenções de voto, com 34%, seguido de Marcelo Nilo (9%), Cacá Leão (8%), Raíssa Soares (6%) e Tâmara Azevedo (6%).

Os baianos parecem pouco animados com essa disputa, já que 28% anunciam a intenção de votar em branco, anular ou não comparecer às urnas e 11% se dizem indecisos. Jornal da Chapada com informações de Portal A Tarde.

Leia também

#Eleições2022: Nova pesquisa mostra ACM Neto liderando todos os cenários na disputa pelo governo da Bahia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas