Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Casal morre após colocar churrasqueira no quarto por causa do frio em Minas Gerais

Edwin e Silvana, que morreram por colocar churrasqueira no quarto | FOTO: Redes sociais/Reprodução |

Um casal morreu por intoxicação por monóxido de carbono na madrugada desta quinta-feira (19) após colocar uma churrasqueira acesa no quarto da residência onde vivia, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, para enfrentar a onda de frio que gelou o centro-sul do Brasil nas últimas 48 horas.

Edwin Luisi de Medeiros Silva, de 40 anos, e Silvana Vieira da Silva, de 39, resolveram colocar o aparelho no local onde dormem por conta das temperaturas baixas registradas na noite de quarta-feira (18), e fecharam a porta e a janela do cômodo. Eles colocaram também algumas brasas no quarto onde dormiam uma filha adolescente, de 14 anos, e um filho de 9.

Os PMs que receberam o chamado afirmaram que, segundo os menores, a família havia feito um churrasco na noite anterior e os pais tinham ingerido bastante bebida alcoólica, quando então tiveram a ideia de levar o aparelho para o quarto, por causa do frio.

O menino teria despertado no meio da noite com uma forte dor de cabeça e então resolveu acordar a irmã, para queixar-se. Mesmo atordoada pelos efeitos da intoxicação, a garota então foi ao quarto dos pais para avisá-los, mas já os encontrou sem vida. Os irmãos precisaram ser levados para um hospital da região, mas se recuperaram e foram liberados em seguida.

De acordo com os peritos policiais, a queima do carvão libera monóxido de carbono, que ao ser inalado durante algum tempo pelo ser humano pode ser fatal, já que faz com que a pessoa “adormeça” sem perceber, num primeiro momento. Inconsciente, ao continuar respirando o gás, a vítima morre intoxicada.

O que nunca fazer na tentativa de aquecer ambientes?
O frio intenso torna-se insuportável para quem não está bem abrigado e agasalhado. Todos os anos, muitos brasileiros acabam sendo vítimas, muitas vezes fatais, de procedimentos improvisados que resultam em acidentes e tragédias, tudo na tentativa de se aquecerem. O fato de o país não ter um inverno muito rigoroso e os dias muito frios serem raros na maior parte do território faz com que ações para combatê-lo de maneira prudente e segura sejam desconhecidas da maioria da população.

Jamais acenda churrasqueiras ou qualquer outro utensílio que gere chamas alimentadas por carvão, madeira o papel. Eles vão liberar monóxido de carbono e sua inalação pode ser fatal, além de imperceptível. Velas, lampiões ou qualquer tipo de fogo podem também causar um incêndio. Dormindo, possivelmente você só irá notá-lo quando as coisas tiverem saído do controle.

Lareiras e fogões a lenha devem ter instalações adequadas para canalizar a fumaça emitida. Ainda assim, pequenas fagulhas podem sair da madeira que alimenta o fogo e atingir tapetes, cortinas ou panos, provocando um incêndio.

Os aquecedores elétricos jamais devem ser cobertos quando estão em funcionamento ou ligados na tomada. Durante o uso eles devem ficar bem longe de qualquer móvel ou objeto, evitando assim que o calor da resistência provoque um grave acidente doméstico. A fiação da casa também deve ter condições de suportar a necessidade de alimentação elétrica do aparelho, evitando sobrecargas ou curtos-circuitos. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas