Na madrugada desta sexta-feira (27) foi realizado na rua Pedro Lago, no centro de Jacobina, na Chapada Norte, um treinamento da Polícia Militar (PM) prático que simulou um roubo a uma agência do Banco do Brasil. A atividade mobilizou moradores e policiais com o objetivo de preparar a comunidade e também reforçar in loco as táticas e estratégias policiais no combate de ações semelhantes.
“Registramos seis casos na Bahia, em 2022, contra 27 ocorrências, em 2021. Continuaremos com a nossa capacitação, qualificando ainda mais o nosso trabalho repressivo. A PM fazendo a sua parte de caráter ostensivo e a Polícia Civil com as ações de inteligência. O resultado desta parceria fica evidente nos números”, enfatizou o comandante do CPR-Norte, coronel Válter Araújo.
Na simulação, um grupo de oito assaltantes começa a ação criminosa instalando explosivos. Na sequência, eles executaram as explosões, roubaram o dinheiro em aproximadamente 25 minutos e fugiram com três reféns. No momento do ataque, após ligações via 190 para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), as unidades de pronta resposta da PM são acionadas e iniciam a montagem dos bloqueios, nas possíveis rotas de fuga. Os militares aguardam a passagem da quadrilha, em pontos distante do centro, evitando confronto em área urbana.
Durante a fuga, os assaltantes queimam três veículos, com os objetivos de impedir uma perseguição por parte de viaturas e destruir vestígios. Nos bloqueios, a polícia ainda utilizou dilaceladores que danificaram os pneus dos veículos usados pelo grupo criminoso e efetuou a prisão.
Combate a criminalidade
Em 2022, de janeiro a maio, os roubos a bancos na Bahia alcançou o índice de redução de 77%. E o principal objetivo da ‘Simulação Policial de Ataque Contra Instituição Financeira’, promovida pela Polícia Militar, é reduzir ainda mais as estatísticas. Essa é a segunda edição do treinamento.
Toda a atividade em Jacobina contou com a participação de 50 policiais e foi coordenada pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Norte, com apoios dos Comandos de Operações (COPPM), de Inteligência (COINT) e de Policiamento Especializado (CPE). Com informações do iBahia.