A Embaixada do Brasil no Reino Unido, sediada em Londres, assumiu a responsabilidade pela divulgação da informação falsa de que os corpos do jornalista Dom Philips e do indianista Bruno Pereira tinham sido encontrados pela Polícia Federal no Amazonas, na segunda-feira (13).
A esposa do britânico, Alessandra Sampaio, chegou a repassar a notícia para a imprensa, que mais tarde foi desmentida pelas autoridades brasileiras. Desde os primeiros momentos após a divulgação, tanto a Polícia Federal quanto a associação indígena Univaja, que acompanha os trabalhos de busca em meio à selva, negaram que os cadáveres tivessem sido achados.
O próprio embaixador brasileiro em território britânico, Fred Arruda, fez questão de reparar o erro e determinou o envio de uma mensagem de desculpas a um cunhado e à irmã de Philips, na qual afirma “estar profundamente sentido que a Embaixada tenha passado uma informação à família ontem que não se provou correta”. O jornal The Guardian também confirmou o pedido de desculpas pelo erro cometido por parte do corpo diplomático brasileiro no Reino Unido. Com informações da Revista Fórum.