Um novo calendário oficial de eventos e datas comemorativas do município foi sancionado pela prefeitura de Itaberaba, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). Aprovada pela Câmara Municipal, a lei foi publicada no Diário Oficial do Município neste mês.
Segundo a gestão, “a sanção do calendário oficial é uma maneira de consolidar a agenda de comemoração e eventos municipais e tem o propósito de incentivar o desenvolvimento do turismo, a conservação e a valorização das tradições folclóricas nacionais e municipais, além de promover a cultura e o entretenimento”.
O novo documento mantém no calendário oficial festividades comemorativas e eventos como o aniversário de Itaberaba e a Expo Paraguaçu no dia 26 de março, a Festa do Espírito Santo no povoado de Alagoas no dia 21 de maio.
Já o São João, dia 24 de junho, e a festa de São Pedro do povoado de Testa Branca, que pode ser flexibilizada de acordo com o calendário, fazem parte do calendário de eventos juninos.
O texto também fixa a Procissão ao Bom Jesus do Monte no dia 6 de agosto e Cortejo das Baianas e Povo de Santo para a primeira semana de agosto. Também no mês de agosto, no primeiro final de semana, é fixada a Festa do Abacaxi. A tradicional Festa do Vaqueiro fica para a primeira semana de outubro.
O calendário mantém ainda datas para eventos estaduais como o Dois de Julho, quando se comemora a independência da Bahia, e nacionais, como Semana da Pátria, que faz alusão à Independência do Brasil, oficialmente celebrada no dia 7 de Setembro. Estão incluídos os períodos de campanhas educativas e de conscientização. As festas de Natal e Ano Novo também constam na lei.
Além de consolidar o calendário, o documento também institui o Monte Bom Jesus como local oficial de comemorações de fim de ano e a Praça Josenildo Miguel de Brito, ‘Praça do Coqueiro’, como o local oficial dos eventos organizados pelo município. Os slogans dos eventos também precisará ser: “Itaberaba, terra do desenvolvimento”.
Para a coordenadora de Turismo de Itaberaba, Ediana Fernandes, é importante ter um calendário bem definido e organizado, com divulgação prévia, visando a garantia de fluxo turístico durante todo o ano: “Isso motiva e orienta tanto as atividades das empresas do setor turístico como facilita a vida dos turistas. E como o turismo é um setor dinâmico, pode haver necessidade constante de acréscimos e atualização de eventos no calendário anual, tudo com o objetivo de organizar e viabilizar o crescimento do setor através do trabalho em parceria”.
Jornal da Chapada