Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Exército hasteia bandeira nazista em Colégio Militar do Rio de Janeiro

O símbolo foi erguido em uma encenação sobre a criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) | FOTO: Reprodução |

Uma bandeira do regime nazista alemão foi hasteada no parque aquático do Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do ‘Maracanã’, na última sexta-feira (1º de julho). A encenação militar fez parte de uma comemoração da arma de Infantaria da unidade de ensino e foi promovida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

O símbolo foi erguido em uma encenação sobre a criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou contra a Alemanha e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Segundo informações da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a encenação com a bandeira nazista contou com a participação de civis e militares. Em um dos momentos, houve até uma saudação ao ditador alemão Adolf Hitler.

De acordo com a coluna, a atividade tentava reproduzir a rendição de divisões alemãs e italianas aos brasileiros em abril de 1945, onde participaram os membros da FEB na cidade de Fornovo di Taro.

Em nota enviada à coluna, o Exército disse que o intuito foi “conceber maior realismo à encenação” e ainda afirmou que “não houve qualquer apologia à ideologia”. Jornal da Chapada com informações de Congresso em Foco.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas