O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aprovou em sessão realizada nesta quinta-feira (7) as contas de 2021 do governador Rui Costa (PT). Foram quatro votos pela aprovação dos conselheiros João Bonfim (relator), Inaldo da Paixão, Antônio Honorato e Gildásio Penedo.
Por voto de desempate do presidente Marcus Presídio foi decidida retirada de ressalvas ao parecer prévio. Foram aprovadas ainda recomendações – o número exato será apresentado apenas na versão final do parecer -, sete ênfases e um alerta.
O único voto pela desaprovação das contas foi do conselheiro Pedro Lino, que considerou a reiteração de irregularidades detectadas em exercícios anteriores da gestão do petista. A conselheira Carolina Costa não participou da análise das contas do governador, pois informou que teve contato recente com pessoa que testou positivo para a Covid-19.
O parecer prévio aprovado pelo TCE será encaminhado para a Assembleia Legislativa que, de fato, julgará as contas do governador. Com informações do Política Livre.