Após uma tentativa de aproximação com Ciro Gomes (PDT), para tentar viabilizar uma aliança em torno da candidatura de Felipe Santa Cruz (PSD), no Rio de Janeiro, o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD) declarou que votará no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi dada em encontro com petistas em Maricá, na sexta-feira (8).
“Acho que o Brasil teve uma grande alegria de ter tido Lula como presidente da República. Aliás, a gente um dia vai parar, a história vai parar, e vamos pensar que honra ter tido Lula presidente do Brasil. Aproveito para revelar o meu voto. Vou votar em Lula para presidente”, disse Eduardo Paes.
Apesar de Lula já ter, no Rio de Janeiro, uma aliança em torno da candidatura de Marcelo Freixo (PSB) para o governo do Estado, Paes quer oferecer a candidatura de Felipe Santa Cruz como um segundo palanque para o petista. A hipótese de o nome do PSD se alinhar com Rodrigo Neves (PDT), abrindo um palanque para Ciro Gomes tornou-se remota.
A curiosidade é que a declaração de Paes em defesa de Lula ocorreu justamente na cidade que ganhou notoriedade ao ser ridicularizada pelo prefeito em uma conversa telefônica com Lula grampeada pela Lava Jato. Na época, Paes, então amigo de Lula, disse que presidente tinha “alma de pobre” ao preferir frequentar um sítio em Atibaia (SP).
“Eu, todo mundo que fala aqui no meio, eu falo o seguinte: imagina se fosse aqui no Rio esse sítio dele, não é em Petrópolis, não é em Itaipava. É como se fosse em maricá. É uma merda de lugar p…”, disse na ocasião, enquanto o ex-presidente apenas ria. Com informações de O Tempo.