Após pais de estudantes do IF Baiano denunciarem a lotação em ônibus escolar em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a Secretaria Municipal de Educação negou que seja responsável e possua convênio com o Instituto Federal para o transporte de estudantes. Em fotos, alunos aparecem viajando em pé e sentados no colo de outros estudantes.
O que acontece, conforme a gestão, é que anualmente o município, após atender as demandas da rede municipal e estadual que são conveniadas, disponibiliza um ônibus de acordo com o planejamento elaborado pela gestão do IF.
Contudo, com o aumento da demanda do estado e do município neste ano de 2022, a gestão acordou com o Instituto que só seria possível atender os estudantes da instituição com um veículo, até a conclusão da licitação do ‘Programa Caminho da Escola’, do Governo Federal, que foi apenas concluída em 29 de junho deste ano.
Além disso, segundo a pasta municipal, em reunião realizada a convite do setor de assistência estudantil do IF Baiano, a Secretaria Municipal de Educação se comprometeu a disponibilizar motorista e combustível para que fossem utilizados dois ônibus da instituição que ficam no pátio da unidade. Contudo, de acordo com a secretaria, a proposta foi recusada pela regulamentação da instituição em relação ao uso da frota.
“Por várias vezes foi conversado com a equipe do IF. O que não conseguimos compreender, até o momento, é o fato do Instituto ter veículos e não colocar pra rodar e atender aos seus próprios alunos”, diz a secretaria em nota enviada para o Jornal da Chapada (JC). A pasta ainda reforça que já foi feita a aquisição dos veículos e aguarda a entrega deles.
Jornal da Chapada