O sábado (16) foi de debates políticos em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Isso porque o município sediou a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP/2022) do pré-candidato a governador, o ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). A Caravana Mais Bahia, liderada pelo Time de Lula, contou ainda com o pré-candidato a vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o governador Rui Costa (PT) e os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), esse último pré-candidato à reeleição.
No Clube dos Sargentos, o evento político atraiu mais de 30 prefeitos dos territórios de identidade Piemonte do Paraguaçu, onde está inserido o município de Itaberaba, e Chapada Diamantina. Entre o gestores estavam Guilma Soares (Nova Redenção), Nixon Duarte (Iaçu), Corró (Marcionílio Souza), Vanessa Senna (Lençóis), Cibele Carvalho (Rafael Jambeiro), Wilson Cardoso (Andaraí), Gilvan Rios da Silva (Baixa Grande), Antônio Mario (Lajedinho), Cláudio Serrada (Ruy Barbosa) e Reinan de Lourinho (Bonito).
Em um palanque recheado de lideranças regionais e estaduais, pois locais com mandatos, só tinham três vereadores, sendo eles Malinho, Adaias da Feira e Zé Antônio, o governador Rui Costa fez um forte discurso para uma plateia estimada em 5 mil pessoas contra o prefeito da cidade, Ricardo Mascarenhas (PP). Rui anunciou que vai acionar a Justiça para abrir o Hospital Regional de Itaberaba (HRI).
As palavras do governador justificaram a ausência da população de Itaberaba, já que 90% desse público estimado era das caravanas regionais. Cada prefeito presente trouxe a sua, sendo a maior delas a do prefeito Nixon Duarte, de Iaçu, com mais de duas mil pessoas.
O pré-candidato Jerônimo Rodrigues disse, em discurso, que não é candidato de si mesmo. “Tenho história, eu tenho origem. Sou do meio do povo, não nasci em gabinete, não vou deixar a Bahia andar para trás como aconteceu com o Brasil”. Jerônimo disse também que “o governo federal trouxe de volta a fome, o desemprego e a inflação” e garantiu que vai priorizar a inclusão das pessoas que mais precisam.
“O presidente Lula se comprometeu com o Brasil e com a Bahia em resgatar os nossos sonhos, a nossa estima, botando o povo pobre, o povo preto, as mulheres no orçamento. Teremos mais indústrias, mais empregos, mais agricultura familiar”, garante Jerônimo, que discursou ao lado de Rui Costa, do senador Jaques Wagner, dos pré-candidatos a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e a senador, Otto Alencar (PSD), além dos deputados Jacó (estadual), Jorge Solla, Valmir Assunção, Daniel Almeida e Afonso Florence, todos federais.
Compromissos firmados
Ainda em fase de elaboração, o programa de governo da chapa, que tem o apoio de Lula na Bahia, documentará o compromisso do candidato em “garantir a ampliação do Hospital de Itaberaba, que vai oferecer serviços de alta complexidade, oncologia e cardiologia”. Vale destacar, que nos últimos 16 anos, os governos do PT na Bahia entregaram 20 hospitais e mais 25 policlínicas regionais de Saúde.
Deninha Fernandes para o Jornal da Chapada