Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Lula oscila um ponto e Bolsonaro cai três em nova pesquisa para presidente da República

O ex-presidente e o atual, Lula e Bolsonaro, respectivamente | FOTO: Montagem da Revista Fórum |

Nova rodada da pesquisa Exame/Ideia, feita por telefone, divulgada nesta quinta-feira (21) mostra que Lula (PT) oscilou um ponto para menos em relação ao estudo divulgado em junho e lidera a disputa presidencial com 44% das intenções de votos. Jair Bolsonaro (PL) caiu de 36% para 33% no mesmo período.

As oscilações estão dentro da margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT) oscilou de 7% para 8% e Simone Tebet (MDB) de 2% para 4%. André Janones (Avante) tem 2%, Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (PROS) têm 1% cada. Vera Lúcia (PSTU) marcou 0,5%, Luciano Bivar (União) 0,2%, Sofia Manzano (PCB) e José Maria Eymael (DC) têm 0,1 cada. Brancos, nulos e indecisos são 7%.

“Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Na pesquisa espontânea, quando não são mostrados os nomes dos pré-candidatos, Lula é citado por 36% e Bolsonaro por 30%. Ciro Gomes é lembrado por 3%. Tebet e Janones por 1%. Os demais têm 0,1% cada.

Entre eleitores com idade entre 16 e 24 anos, Lula tem 52% das intenções de voto, e Bolsonaro aparece com 21%. Ciro tem 10% nesta parcela, e Tebet, 6%.

Já entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, há um empate entre Lula e Bolsonaro, ambos com 39% das intenções de voto. Neste grupo de eleitores, o ex-governador do Ceará tem 6%, e Tebet tem 5%.

Lula vence no segundo turno
Lula vence todos os adversários nas simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, o resultado ficaria em 47% a 37% – uma distância de 10 pontos.

O petista também vence Ciro – 44% a 31% – e Simone Tebet, por 48% a 25%. Bolsonaro derrota o candidato do PDT por 39% a 35% e a emedebista por 40% a 26%.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile