Os municípios chapadeiros de Rio do Antônio, Rio de Contas, Lajedinho, Mirangaba, Contendas do Sincorá, Brotas de Macaúbas, Ituaçu, Barra do Mendes e Érico Cardoso estão entre os 25 baianos que não registram mortes violentas há mais de um ano.
Os dados foram levantados pelo site G1 com a Polícia Civil e dizem respeito aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que envolvem homicídios dolosos, além de agressões e roubos seguidos de assassinato.
Em Rio do Antônio, município com a maior quantidade de dias sem morte violenta, a última ocorrência foi registrada em setembro de 2014. Rio de Contas aparece em segundo na lista. Por lá, a última morte violenta ocorreu há exatamente seis anos: em 22 de julho de 2016.
Confira a lista
No município de Lajedinho, a última morte violenta foi registrada em 2018. Já em Mirangaba e Contendas do Sincorá, foi em 2019. As cidades de Brotas de Macaúbas, Ituaçu, Barra do Mendes e Érico Cardoso, tiveram os últimos registros em 2020.
As cidades baianas sem mortes violentas há, ao menos, um ano, entraram em evidência após a cidade de Abaíra, na região chapadeira, ter registrado um homicídio esta semana após oito anos sem assassinatos (veja aqui). O autor do crime, que vitimou Maurício Santos Aguiar, de 41 anos, ainda não foi preso. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.