Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Datafolha aponta que Lula mantém ampla vantagem e vence no 1º turno com 53% dos votos válidos

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro | FOTO: Montagem do JC/Ricardo Stuckert/Alan Santos/PR |

Nova pesquisa Datafolha para a presidência, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém liderança com ampla vantagem na disputa e, se as eleições fossem hoje, venceria o pleito já no primeiro turno.

O levantamento mostra que Lula tem 47% das intenções de voto, mesmo índice registrado na pesquisa anterior do instituto, do final de junho. Isso representa 53% nos votos válidos.

Já Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29% (32% em votos válidos), oscilação de 1 ponto para cima com relação ao último Datafolha. A diferença entre o petista e o atual presidente é, portanto, de 18 pontos.

Ciro Gomes, por sua vez, registrou os mesmos 8% de intenções de voto que havia registrado em junho. O cenário segue praticamente inalterado também para os outros candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcam menos de 2% cada, enquanto Felipe d’Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar, General Santos Cruz não chegam a 1%.

O Datafolha realizou 2.556 entrevistas presenciais, em todo o país, entre os dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula registrou crescimento de um ponto percentual: foi de 37% no último estudo para 38% no novo levantamento. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: tinha 27% e agora marca 26%. Com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile