O cientista social e pré-candidato ao Governo da Bahia pela federação PSOL-REDE, Kleber Rosa, durante entrevista à rádio Ilhéus FM, programa ‘O Tabuleiro’, apresentado por Vila Nova, na manhã desta quinta-feira (28), garantiu que, caso seja eleito, irá implementar uma “política séria” destinada à habitação popular dos baianos. Kleber Rosa lembrou que morou com os pais e com os irmãos durante a maior parte da vida de aluguel e frisou que é dever do Estado implementar programas destinados à moradia popular.
“A parceria com o governo federal é extremamente importante. Mas, diante da situação em que estamos vivendo atualmente, em que o governo de Bolsonaro não possui nenhum compromisso com as famílias mais pobres do país, e não está investindo na habitação popular, mesmo assim, o Governo da Bahia tem a obrigação de implementar programas que possibilitem acesso das famílias à moradia digna”, afirmou Kleber Rosa.
O psolista salientou que o Governo da Bahia precisa tomar “para si” a responsabilidade não apenas com o processo licitatório e com a injeção do recurso mas, também, precisa “acompanhar de perto” o processo de construção dos empreendimentos habitacionais, pois as empreiteiras, geralmente, não possuem compromisso com as famílias mais pobres e desenvolvem o trabalho sem responsabilidade social.
“As empreiteiras pegam terrenos mais baratos, mais isolados, e constroem as casas sem nenhum tipo de compromisso com as famílias que vão residir no local. A gente não vê na Bahia uma política de habitação séria. Os empreendimentos habitacionais precisam levar em consideração não apenas a construção das casas mas, também, outras benfeitorias que promovam uma moradia digna às famílias como acesso a postos de saúde, a transporte, e às escolas”, propõe Kleber Rosa. Com informações de assessoria.